O vereador Márcio Joias, um dos vereadores que mais atacam o prefeito Glêdson Bezerra (PODE), arvorou-se liderança do Partido Renovação Democrática (PRD) em Juazeiro do Norte/CE e foi colocado em sua presidência. Entretanto, existe um grande problema: o partido é base do prefeito José Sarto (PDT) em Fortaleza. Sarto é correligionário de Ciro Gomes (PDT) que apoia a reeleição de Glêdson.
O vereador sabe o risco que corre e o seu pré-candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, o deputado estadual Fernando Santana (PT), sabe que o risco de Márcio é uma preocupação a mais para a sua futura campanha. É bem provável que o PRD, fruto da fusão do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com o Patriota e atualmente terceiro partido com maior número de filiados no País, venha apoiar a reeleição do prefeito juazeirense.
Disse-me uma fonte confiável que, em meio a essa possibilidade, Márcio e Fernando já conversaram. Segundo relato, o pré-candidato petista disse que é uma questão de honra garantir a permanência do vereador à frente da sigla partidária. Para isso, ainda segundo informação, encontrar-se-ão em Fortaleza, nesta segunda-feira (1º de julho), para conversar com um "desembargador" do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TCE-CE).
O presidente do TRE estadual é o juazeirense Raimundo Nonato, irmão do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teodoro Silva Santos, também juazeirense. Irão o vereador e seu pré-candidato a prefeito se encontrarem com o desembargador para procurar interferir em uma provável decisão da direção regional (estadual) de retirar a presidência das mãos de Márcio por uma questão de fidelidade partidária? Ou a pessoa que repassou essa informação para minha fonte apenas está utilizando-se da velha tática de jogar verde para colher maduro?
De qualquer forma, caso aconteça essa investida desrespeitosa, não acredito que o presidente do TRE promoverá alguma imiscuidade em assuntos que dizem respeito a questões internas da própria agremiação partidária. A composição interna dos partidos deve, dentre outras coisas, seguir a fidelidade partidária, princípio pelo qual os partidos não podem ser meras siglas de interesses fisiológicos e sim estarem assentados em uma base político-programática e em relações de unidade de ação.
Em Juazeiro do Norte, o PRD pende. Para qual lado se posicionará a balança?
Muito feio se isso vier mesmo acontecer prova que justiça vai ficar desacreditada.