noticias589 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Política

JUAZEIRO DO NORTE/CE: A DECISÃO DE DAVI MACEDO (MDB)

A hegemonia petista quer engolir o deputado Davi de Raimundão.

Publicada em 02/06/24 às 07:00h - 288 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia JUAZEIRO DO NORTE/CE: A DECISÃO DE DAVI MACEDO (MDB)  Compartilhar a noticia JUAZEIRO DO NORTE/CE: A DECISÃO DE DAVI MACEDO (MDB)  Compartilhar a noticia JUAZEIRO DO NORTE/CE: A DECISÃO DE DAVI MACEDO (MDB)

Link da Notícia:

JUAZEIRO DO NORTE/CE: A DECISÃO DE DAVI MACEDO (MDB)
As mensagens do PT são claras em relação a Davi  (Foto: Fotomontagem/Fábio Souza Tavares)

Na sua luta contra Leon Trotsky no PCUS, Josef Stalin aproximou os oposicionistas Zinoviev e Kamenev trazendo-os para o seu lado. Depois de conseguir seu intento e se tornar o ditador da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Stalin eliminou, um a um, seus aliados de primeira linha. Zinoviev e Kamenev foram executados em 1936 pelo regime stalinista que ajudaram a fundar.

O PT - herdeiro político e ideológico de Stalin, de Gramsci e do pós-marxismo -, assim como o ditador soviético, carrega consigo as marcas do personalismo e da hegemonia. O líder, para o partido, vale mais que o conjunto da sociedade, sua supremacia vale mais que a lealdade aos aliados de plantão, de forma que os amigos de hoje serão os enjeitados e perseguidos de amanhã.

Essa dinâmica ocorre atualmente em Juazeiro do Norte/CE. Para o PT, seu ministro Camilo é maior que todo o resto e a pré-candidatura de Fernando, o pupilo de Camilo, é a aposta hegemônica do partido que governa o Ceará.

Eunício Oliveira (MDB), que já foi ministro de Lula e senador lulopetista, atualmente vive à margem do núcleo central do poder que emana do Palácio da Alvorada. Raimundo Macêdo (MDB) ajudou a eleger Dr. Santana (PT) para depois ser escorraçado do Hospital Maternidade São Lucas e do governo municipal juazeirense. Acabou marginalizado à sombra de uma árvore.

Hoje um novo Santana quer escantear um novo Macedo. Fernando Santana (PT), pré-candidato petista ao Executivo ciceropolitano com as bênçãos do seu ministro e do governador do estado, quer eclipsar o também deputado estadual Davi Macedo, filho do Raimundão da sombra da árvore. É intuito do petismo também deixar o filho na sombra como um dia ficou o pai.

Camilo fez do experiente vice-prefeito Giovanni Sampaio (PSB) seu menino de recado para dar um recado ao menino: se a Fernando não apoiar, na oposição vai estar. O mal recado está bem dado. E o que espera do outro lado?

O MDB juazeirense, em consonância com o estadual, Raimundão e seu filho Davi, tem até o dia 5 de agosto para decidirem se o deputado emedebista será candidato a prefeito este ano ou não. Mas o eleitorado oposicionista há muito espera a decisão.

Giovanni Sampaio, do cume de sua maturidade articuladora, já disse que  Davi é novo e tem toda uma vida política pela frente e que, apoiando a propositura de Fernando, seu futuro político será exitoso. Mas é isso o que pensa a base de apoio do deputado juazeirense?

Caso Davi - e aqui estou falando de todas as pessoas que politicamente o cercam no dia a dia - aceite a imposição chantagista do petismo, boa parte de quem hoje o apoia entenderá a postura do deputado juazeirense como um sinal de fraqueza. Via de regra, as pessoas não gostam de seguir líderes fracos.

Por outro lado, Davi poderá desperdiçar uma chance que prafrentemente poderá não mais existir, pois tanto experimentará uma erosão em sua base de apoio popular como um chega lá do petismo que já o fez contra o seu pai.

O PT recompensa o apoio recebido com a marginalização do apoiador à medida que vê sua hegemonia consolidada. O que mede sua relação com os aliados é a correlação de forças que consegue estabelecer por dentro do poder. Eunício sabe disso - ou deveria saber. Raimundão também. Mas quiçá este último pense erroneamente que a forma de pensar e agir do PT estadual seja distinta da forma de agir do PT municipal. Ledo engano.

A cada dia que passa, os eleitores da maioria da oposição e a própria situação veem estupefatos o fato do PT cearense querer impor uma candidatura própria em Juazeiro do Norte, candidatura essa sem vínculo orgânico com o Município, sem conhecimento de seus interesses e suas necessidades. Candidatura essa que não conhece sequer o Mercado Central e que se deixa orientar pelas mentiras do bloco legislativo oposicionista local.

Candidatura essa que se impõe sem humildade sobre um pré-candidato da terra que tem respaldo e densidade eleitoral para ir a uma disputa contra o prefeito Glêdson Bezerra (PODE).

Novamente, em Juazeiro do Norte, vemos a luta de um Santana contra um Macedo. Na primeira vez, o Santana ganhou para depois perder. Mas agora, a situação é diferente. Uma possível vitória do atual Santana nas hostes oposicionistas da corrida eleitoral poderá significar uma derrota vindoura para o atual Macedo no cenário político municipal.

Karl Marx, a fonte primária e irradiadora da ideologia que move o PT, disse em seu 18 de Brumário de Luís Bonaparte que a história se repete: a primeira vez vem como tragédia, a segunda como farsa. Dependendo da decisão de Davi Macedo, vejo sombra à vista.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1940906
Usuários Online: 111
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!