Aconteceu ontem (21.05), em Brasília, a 25ª Marcha dos Prefeitos, um evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O presidente Lula esteve presente com quase 20 ministros, dentre eles Haddad (PT), Camilo Santana (PT), Rui Costa (PT) e Simone Tebet (MDB).
Lula foi vaiado por uma grande parte dos prefeitos presentes ao subir ao palco e teve que escutar um sonoro Fora Lula! gritado pelos gestores indignados. Outra parte dos prefeitos tentou contornar a situação aplaudindo o petista, mas a situação só foi apaziguada com a intervenção de Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.
O presidente se controlou diante das vaias e fez um discurso conciliador pedindo civilidade e dizendo que a desoneração das Prefeituras está assegurada.
Ano passado, os prefeitos marcharam até Brasília contra a drástica redução do Fundo de Participação dos Municípios que, em muitos casos, chegou a mais de 40% do que antes era repassado pelo governo Bolsonaro. Este ano, os prefeitos se indignarem com a proposta da desoneração dos impostos dos Municípios que só foi barrada devido ao posicionamento do Congresso Nacional.
Em sua intervenção, Ziulkoski questionou o governo federal sobre a oneração dos impostos sobre a folha de pagamento, lembrando que times de futebol não pagam os mesmos tributos.