O prefeito da cidade de Belford Roxo (RJ), Vaguinho (Republicanos), convidou o petista Lula da Silva para visitar o município nesta terça-feira (06/02). Para agradar o ex-chefe de sua mulher, Daniela, a quem Lula nomeou e demitiu do Ministério do Turismo em 2023, Vaguinho espalhou outdoors pela cidade saudando o visitante.
Mas a população parece não estar gostando da visita. E demonstrou isso sujando os outdoors distribuídos pelo município.
Além disso, há promessa de protestos contra a presença de Lula. O pré-candidato do partido Novo à prefeitura de Belford Roxo, Gustavo Ferreira, está convocando, junto a cidadãos, para um grande protesto às 10h da manhã desta terça. A manifestação contra Lula ocorrerá em frente ao 39° Batalhão da Polícia Militar, localizado na cidade.
O apoio de Vaguinho a Lula nas eleições presidenciais rendeu muita polêmica. Na ocasião, o prefeito foi acusado de obrigar os servidores comissionados a comparecer a um evento com a presença do então candidato Lula. Mesmo assim, o comparecimento de público foi baixo.
Dessa vez, Vaguinho decretou ponto facultativo para os servidores municipais. Lula irá inaugurar uma escola batizada como Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva. É o nome do neto de Lula, falecido aos sete anos, enquanto o petista cumpria pena de prisão em Curitiba por corrupção.
Apesar do apoio do prefeito, Lula perdeu para Jair Bolsonaro no município nos dois turnos das eleições de 2022. Bolsonaro recebeu 155.071 votos, o equivalente a 60,20% do total da cidade. Já Lula foi o escolhido de apenas de 39,80% dos eleitores, com 102.528 votos.