A direção do PDT Ceará anulou, nesta quinta-feira (25), as cartas de anuências cedidas aos deputados aliados do senador Cid Gomes. Em 8 de novembro de 2023, a executiva do partido no Ceará havia aprovado o pedido dos parlamentares.
"O atual Presidente afirmou que o Diretório Estadual, quando presidido pelo Senador Cid Gomes, tinha prévia e plena ciência das regras internas para a expedição de Cartas de Anuência de desfiliação, porém não encaminhou quaisquer eventuais pedidos de anuência de desfiliação à Executiva Nacional, e por conseguinte, por óbvio, não houve a instauração de qualquer processo administrativo de apuração dos fatos e nem a homologação das ditas Cartas de Anuência pela Executiva Nacional", diz a ata da reunião.
Caso os deputados decidam se filiar a outros partidos, o PDT poderá entrar na Justiça Eleitoral e pedir o mandato dos parlamentares.
Após disputa interna entre o grupo ligado a Cid e o grupo ligado a Ciro Gomes, uma comissão provisória foi instaurada na direção do PDT no Ceará, no último 10 de janeiro, presidida por Flávio Torres.