Sexta-feira (19.01), Lula e o ministro Camilo Santana (PT) estiveram em Fortaleza para o lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológica da Aeronáutica (ITA). A deputada federal e pré-candidata à prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) não compareceu ao evento apesar de ser uma das convidadas.
A ausência de Luizianne não se deu por motivo de saúde nem compromisso anteriormente agendado. Sua assessoria de imprensa, em nota, disse que a deputada não compareceu porque foi impedida, em maio do ano passado, de entrar no espaço destinado a autoridades e de subir no palanque onde estava Lula durante a cerimônia de lançamento do Programa Escola em Tempo Integral.
A assessoria diz que o evento da última sexta-feira, tal qual o evento de maio do ano passado, é coordenado pelo Ministério da Educação e que a parlamentar não se sujeitará mais à humilhação que seu correligionário Camilo a fez passar. "A deputada não irá se submeter a isto novamente, pois já basta de tanta violência política contra ela, que sempre foi apoiadora do presidente Lula, mesmo quando ele estava encarcerado na PF de Curitiba", diz a nota.