Após conversar com os presidentes do Podemos, do Progressistas e do Novo sobre o apoio ao prefeito de Juazeiro do Norte Glêdson Bezerra (PODE), mantive contato com representantes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Partido Liberal (PL) acerca de seus posicionamentos sobre o apoio à reeleição no Município.
O representante tucano local me afirmou que "A Federação PSDB-Cidadania tá com apoio pra reeleição do prefeito Glêdson Bezerra. Você pode definir isso aí e divulgar". E concisamente concluiu: "Fechado".
No dia 7 de julho, em passagem por Juazeiro em um evento do partido, o senador Tasso Jereissati (PSDB) já tinha dito que a relação com o prefeito juazeirense era de muita proximidade, deixando, entretanto, a decisão sobre o apoio à reeleição municipal local nas mãos da presidente Dra. Andréa Landim.
Dia 1º de dezembro, a cardiologista assumiu o cargo de Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte e é uma forte pré-candidata à chapa majoritária do prefeito Glêdson. Portanto, tudo indica que o apoio declarado é inabalável.
Como o Cidadania faz parte da Federação que tem 70% de poder deliberativo nas mãos do PSDB, o partido também caminhará junto à reeleição. O atual presidente da sigla, Anderson Palácio, é base do governo estadual e apoiará a candidatura de oposição na urbe ciceropolitana, O que aponta uma breve mudança na direção municipal do partido.
O vereador Edinaldo Moura, vice-presidente do PL, também me confirmou o apoio inarredável do seu partido a Glêdson. Base parlamentar do governo municipal juazeirense, Edinaldo me disse que, haja a mudança interna formal que houver, o PL está e estará comprometido com a reeleição do atual prefeito.
Ainda não tivemos contato com o União Brasil (UB), outro provável partido que apoiará a reeleição, bem como o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Mas a proximidade entre Capitão Wagner (UB) e Glêdson e a promessa de Ciro Gomes (PDT) de apoio ao prefeito do Podemos indicam uma participação desses partidos no palanque do bloco da situação juazeirense.
Esse apoio do PDT ganha mais força com a emenda do deputado federal André Figueiredo (PDT) que destinará R$ 1 milhão para o término da obra do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra, a pedido do próprio Ciro. A obra deveria ter sido concluída com verba do governo estadual, mas o governo petista se negou e se nega a cumprir o convênio estabelecido ainda à época do Prefeito Zé Arnon.