Ontem (11.12) o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) Evandro Leitão, com pedido de desfiliação do PDT sub judice, declarou sua filiação ao PT que deverá acontecer em um ato de filiação massiva da legenda na capital no próximo sábado (16.12).
Essa decisão tomada por Leitão era esperada há meses por grande parte da militância petista, mas uma de suas principais lideranças no Ceará ficou ressabiada.
Prefeita de Fortaleza por dois mandatos consecutivos e deputada federal, Luizianne Lins encara a vinda de Leitão com desconfiança. Isso porque teme ser preterida pela cúpula nacional e pela cúpula estadual do partido na escolha do candidato para a corrida sucessória do Executivo da capital cearense.
Luizianne é líder da corrente interna Democracia Socialista (DS) que também tem como militante o governador Elmano de Freitas. A DS é a força majoritária do PT fortalezense já há muito tempo.
Quando, em 2004, Lula lançou Inácio Arruda (PCdoB) a candidato a prefeito de Fortaleza, Luizianne peitou o chefe nacional do partido e também lançou a sua. Resultado: Inácio, o candidato de Lula, ficou para trás e Luizzianne foi eleita no segundo turno.
Luizianne se reelegeu e colocou Elmano como candidato à sua sucessão. Entretanto o poste, como Elmano ficou conhecido à época devido a uma fala da então prefeita em fim de mandato, perdeu para Roberto Cláudio que então era filiado ao PSB.
Ao saber da decisão de Evandro de se filiar ao PT, a deputada disparou: "Espero que não seja na expectativa de ser o candidato". E acrescentou: "O PT não tem essa cultura partidária de alguém se filiar só pra ser candidato".
Evandro disse que essa é "Uma das mais importantes decisões da minha vida pública", ressaltando que sempre esteve muito próximo do PT fazendo parte de um mesmo projeto e sendo, inclusive, líder do governo Camilo na ALECE.
O presidente da ALECE diz que escolheu o PT de coração. Algo não inusitado para quem foi convidado pelo ministro Camilo e pelo próprio presidente Lula. Porém terá que tomar cuidado com a deputada Luizianne que já afirmou, inclusive, que seu nome para candidata a prefeita deveria ser referendado em vez de ir para disputa nas prévias do partido.
Cuidado, Evandro, para não virar um Leitão à pururuca.