Escutando boatos de bastidores acerca do processo eleitoral de 2024 em Juazeiro do Norte, capital regional do Cariri cearense, tenho escrito e publicado vários textos visando explicitar como se apresenta o quadro pré-eleitoral na terra ciceropolitana procurando levar informação real ao nosso leitorado.
Enquanto a oposição todo dia se debate apresentando um novo pré-candidato para ver se cai "no gosto" do povo, a situação tem seu candidato natural: o prefeito Glêdson Bezerra (PODE). Muito do que dizem sobre sua (pré-)candidatura, entretanto, não corresponde à verdade.
Recentemente conversei com três presidentes de partido que reiteraram o apoio de suas agremiações à reeleição em Juazeiro do Norte.
Wagner Alves, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que é presidente municipal do Podemos (PODE), partido de Glêdson, disse-me que boatos de que essa agremiação puxará o tapete do prefeito por ela estar com um pé no governo Lula e ter na presidência regional (estadual) o prefeito de Aracati e correligionário de Cid Gomes, Bismarck Maia, não procede.
Segundo Wagner, embora na política muita coisa possa acontecer, é improvável que o Podemos não ceda legenda a Glêdson nem apoie a sua reeleição. Ele aponta a estrita relação entre o prefeito e a presidente nacional, a deputada federal Renata Abreu, e o compromisso firmado entre ambos, bem como o fato de Glêdson ser vice-presidente do Podemos regional (estadual). O compromisso de apoio à reeleição é algo cristalizado dentro do partido do atual prefeito juazeirense.
Fernando Torres, o Fernandão, assessor do senador Eduardo Girão e presidente municipal do NOVO, disse-me que é 100% certeza o apoio da agremiação à reeleição de Glêdson. Mais que isso: o prefeito pode até se candidatar pelo Novo, caso queira. Fernandão, ex-presidente estadual (regional) do Podemos, foi o responsável pelo estreitamento dos laços entre Glêdson e Renata Abreu e Glêdson e Girão. No partido, o apoio à reeleição em Juazeiro do Norte é martelo batido.
O advogado, ex-vereador e primeiro suplente de deputado federal Tarso Magno, presidente municipal do Progressistas (PP), foi o primeiro com quem conversei. Segundo Tarso, seguirá à frente da legenda em 2024 e, sob sua condução, a representação local do partido apoiará a reeleição de Glêdson. Tarso Magno foi o segundo candidato do partido a deputado federal mais bem votado no Ceará nas eleições de 2022, tendo recebido o apoio do prefeito juazeirense.
Tentamos falar com o presidente regional do Partido Liberal (PL), o deputado estadual Carmelo Neto - o mais votado para a Assembleia Legislativa -, mas não tivemos retorno. Procuraremos dialogar ainda com os demais representantes dos partido que poderão estar na base de apoio à reeleição do gestor municipal juazeirense.
O que tenho escutado por onde ando é que o atual prefeito de Juazeiro do Norte não ganha pois ele está maltratando a população com a falta de. Saúde. Educação e segurançaTudo isso é de grande importancia pra população Juazeirence