Ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm utilizado agendas oficiais para postar autoelogios em redes sociais. As publicações, realizadas a partir de compromissos relacionados às pastas, ressaltam as habilidades atléticas do ministro do Esporte, André Fufuca, o aniversário do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e as qualidades pessoais do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enquanto os temas governamentais ficam em segundo plano.
De acordo com especialistas ouvidos pelo Estadão, as publicações buscam construir a imagem dos políticos por meio de vídeos virais, com foco no entretenimento, em detrimento de informações sobre feitos do Executivo.
No último dia 6, Alexandre Silveira postou um vídeo no Instagram com imagens de participações em agendas oficiais do Ministério de Minas e Energia, com a música “Piloto”, da cantora Flora Matos, ao fundo. A publicação faz parte da trend (vídeos que se tornam tendências nas redes sociais) da canção, em que são apresentados elogios pessoais como “caprichoso”, “cuidadoso”, “amoroso” e “um bom moço”.
Entre os comentários na publicação do ministro, há cobranças sobre a atuação do chefe da pasta e a relação do vídeo com o trabalho no ministério. “Acho que, na verdade, está mais para uma propaganda eleitoral antecipada, né?”, questionou um internauta.
Desde que se tornou ministro dos Esportes em 6 de setembro, ao substituir Ana Moser, Fufuca aproveitou as agendas oficiais da pasta para postar em rede social suas habilidades atléticas. No último dia 9, após visita ao Centro de Treinamento Barreto de Jiu-Jitsu, em Brasília, o ministro do Esporte publicou um vídeo aplicando golpes para relembrar “os velhos tempos de judoca”.
No dia 25 de setembro, Fufuca postou outro vídeo, em que aparece levantando uma barra com pesos na abertura de um evento do Comitê Olímpico do Brasil, em São Paulo. Nas imagens, um rapaz simula tentar levantar a barra, sem sucesso. Fufuca, então, consegue elevar os pesos acima da sua cabeça. Na legenda, o ministro brincou: “Isso porque estou sem treinar”.
Bando de filhos da mãe ladrões