As primeiras pesquisas para o segundo turno de 19 de novembro na Argentina refletem cenários contrastantes que dão possibilidade de vitória tanto ao candidato ultraliberal, Javier Milei, quanto ao peronista de centro-esquerda, Sergio Massa.
A CB Consultora, que previu corretamente a vitória de Massa no primeiro turno, aponta agora uma leve vantagem para Milei, com 41,6% das intenções de voto contra 40,4% de Massa, 10% de brancos/abstenções e 7,5% de indecisos.
A pesquisa de Proyecciones, que também previu corretamente o primeiro turno, aponta agora a Massa 44,6% da preferência, contra 34,2% de Milei, 8,3% de indecisos, 5,9% de votos em branco e 7% de não votos.
Para o diretor da sociedade Atlas Intel, a primeira que apontou a vantagem de Massa no primeiro turno, o segundo “será um confronto entre candidatos com alto nível de rejeição, que no caso de Massa chega a 61%, e no caso de Milei a 54%”.
Segundo Andrei Roman, o ultraliberal “parte com ligeira vantagem” e “as campanhas negativas serão determinantes para o resultado final”.
As pesquisas não levam em conta os possíveis efeitos do apoio anunciado pela terceira colocada de centro-direita, Patricia Bulrrich, a Javier Milei.