Em setembro de 2021, a Patrulha Maria da Penha de Juazeiro do Norte/CE completou dois anos. Fundada no governo Zé Arnon e fortalecida no governo Glêdson Bezerra (PODE), a patrulha faz parte da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e é pioneira no Ceará.
Na ocasião, a então vereadora Yanny Brena convocou uma audiência pública para debater a violência doméstica. A então Secretária Adjunta de Segurança Pública e Cidadania Sílvia Paula Soares Rodrigues, hoje titular da Secretaria, presenteou a médica e parlamentar Yanny com uma camisa onde estava escrito "Não À Violência Contra As Mulheres". Ironicamente, aproximadamente 18 meses depois, a vereadora, já presidente da Câmara Municipal juazeirense, seria vítima dessa violência.
O caso que chocou o País - hoje podemos dizer - e que ceifou a vida da jovem Yanny e de seu namorado Rickson Pinto, respectivamente 26 e 27 anos, é apontado pelos indícios, até o momento, como um caso de feminicídio seguido de suicídio.
Esse novo provável feminicídio - o laudo pericial definitivo não está pronto - aponta para um crime de raízes socioculturais que está enraizado no Cariri cearense, região do Sul do estado onde se situa Juazeiro do Norte. Com o assassinato de Yanny, já são 8 mulheres assassinadas pela violência doméstica no Ceará, sendo 3 na região Vale do Jaguaribe (Jaguaribe (1) e São João do Jaguaribe(2)), 2 na região Centro-Sul (Iguatu), 1 na região Sertão de Crateús (Novo Oriente), 1 na região Vale do Médio Curu (Pentecoste) e agora o do dia 3 de março no Cariri (Juazeiro do Norte).
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do estado, dos 157 feminicídios que aconteceram no estado de 2018 até hoje, 27 foram em municípios caririenses.
De aparência tenra e índole pacificadora, Yanny estava unindo o Legislativo juazeirense e afirmando uma relação respeitável entre a Câmara Municipal e o governo Glêdson Bezerra (PODE). O feminicídio de Yanny, que estava no auge da vida, expõe essa triste realidade marcada pela exacerbação do machismo sexista também muito presente no Cariri.
Nosso agradecimento a Dra Silvia Paula, que tá fazendo um excelente trabalho no nosso cariri