Também de acordo com uma reportagem do RJ TV, o caso teria acontecido no bairro de Nova Cidade, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O menino teve o ombro fraturado e os médicos desconfiaram do comportamento da criança no hospital. Em depoimento, Lucas, de 34 anos, negou a acusação e disse que a fratura aconteceu durante uma brincadeira de luta.
No entanto, o Ministério Público do Rio de Janeiro informou que a criança ainda tinha lesões e escoriações em outras partes do corpo, como na boca e no nariz. Desse modo, o órgão pediu pela prisão do mesmo.
Segundo relatos de enfermeiros, José Lucas ainda havia dito para o menino “Você vai me pagar“, seguido de um gesto de enforcamento com as mãos. Além disso, ele também deu tapas na cabeça da criança.
Barreto teve uma passagem conturbada pelo programa “A fazenda de verão”, em 2012, e acabou sendo expulso pela direção justamente por seu comportamento agressivo. Na época, ele chegou a ameaçar um dos colegas do confinamento com um machado.