À Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR) - Núcleo Cariri
De Fábio Souza Tavares, editor do portal de notícias Sovaco de Cobra
Assunto: Denúncia e solicitação de investigação acerca de possível descarte e soterramento de medicamentos em lixão de Juazeiro do Norte/CE
Recentemente recebi de populares a denúncia de que a Prefeitura de Juazeiro do Norte/CE, através de caminhões que fazem os serviços de limpeza pública no município através de empresa terceirizada, estavam descartando e soterrando medicamentos e seringas com agulhas no novo lixão da urbe que se localiza na divisa dos bairros Triângulo e Lagoa Seca, próximo à Rua Letícia Vasconcelos.
No dia 17 de setembro de 2022, feriado da padroeira Nossa Senhora das Dores, fui in loco e constatei a existência de medicamentos enterrados, bem como medicamentos à superfície e seringas com agulhas espalhadas pelo terreno, motivo pelo qual tivemos - eu e o denunciante - que andar com cuidadosa precisão. No local, são diárias e constantes queima de materiais depositados. Para documentar a situação, registrei em vídeo (anexo). Sobre esse crime ambiental e à Saúde Pública escrevi três matérias no Sovaco de Cobra (sovacodecobra.com.br), portal de notícias do qual sou fundador e diretor-geral. Segue abaixo os links das supracitadas matérias.
https://www.sovacodecobra.com.br/noticias/municpios/885786/1
https://www.sovacodecobra.com.br/noticias/municpios/886130/1
https://www.sovacodecobra.com.br/noticias/municpios/886871/1
Ao sair do terreno, fui informado que caminhões terceirizados a serviço da gestão municipal foram até o local, o que aconteceu novamente após dois dias. Segundo relato, não foram descartar material, mas jogar areia sobre os medicamentos que estavam à mostra.
Entretanto, por ocasião de minha estada no lixão, recolhi amostras de ampolas descartadas para futura verificação do comprador de tais produtos, uma vez que nelas constam o nome da indústria farmacêutica e o número do lote. Através da data de validade de tais medicamentos, constata-se que parte deles ainda não se encontra vencida.
Solicito aqui à Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR) - Núcleo Cariri que investigue o caso e empreenda diligências no sentido de identificar o crime e quem realmente realizou o descarte e o soterramento para que as denúncias acerca desse fato de alta gravidade não caiam no esquecimento nem sejam tidas como boatos.
O esclarecimento dos fatos mostrará, em verdade, a quem interessa tamanho absurdo que atenta contra a cidadania da população da urbe ciceropolitana.
Ciente de vossa compreensão acerca do propósito que move esta denúncia, antecipadamente agradeço a colaboração dessa Instituição que é parceira da sociedade em prol do combate aos crimes contra o patrimônio público e em favor da cidadania.
Juazeiro do Norte/CE, 21 de setembro de 2022.
Atenciosamente,
Fábio Souza Tavares - Editor do Sovaco de Cobra.