O desembargador Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, determinou nesta terça-feira (26) a soltura de Isaac Alcolumbre, primo do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Isaac foi freso pela Polícia Federal (PF) no último dia 20 de outubro no âmbito da Operação Vikare, que combate o tráfico internacional de drogas.
O primo de Alcolumbre é ex-deputado e dono de um aeródromo em Macapá onde, segundo a Polícia Federal, funcionaria uma espécie de base para abastecimento de combustível e manutenção de pequenas aeronaves vindas da Colômbia e da Venezuela que distribuíam drogas a outras regiões do Brasil.
Para o desembargador Ribeiro Filho, “os fatos que justificaram a decretação da prisão preventiva não foram contemporâneos à decisão”.
– Aparentemente, o nome do paciente Isaac Menahem Alcolumbre apareceu nas investigações basicamente em razão do fato de ser o proprietário do Aeródromo Cmte. Salomão Alcolumbre, local que, de acordo com a autoridade policial, seria o ponto de partida de aeronaves para o tráfico de drogas – escreveu na liminar.
Ribeiro Filho acrescentou ter o receio de que “estejamos diante de um caso de responsabilização penal objetiva, vedada em nosso ordenamento jurídico”.