Poucas horas após a captura do criminoso Lázaro Barbosa, o Sovaco de Cobra recebemos um vídeo, veiculado no YouTube, supostamente do exato momento em que o foragido se entrega à polícia. O vídeo, gravado de dentro de um helicóptero à baixa altura, mostra um cerco policial a uma pequena área de mato de onde sai um homem, supostamente o Lázaro, com as mãos para cima e, em seguida, cai no chão. Pode-se ouvir alguém parabenizando a ação da equipe.
Cerca de 15 minutos depois que o vídeo chegou ao Sovaco de Cobra, foi retirado do YouTube. Entretanto, ainda pudemos vê-lo na íntegra.
Seja ou não o vídeo, ligeiramente veiculado, da captura do bandido, o fato é que grande parte da população brasileira comemorou a sua morte, pois se tratava de um assassino, estuprador e ladrão que executava suas vítimas com requinte de crueldade. Esse sentimento de alívio coletivo e de alegria pelo desfecho do caso, sobre o qual o Sovaco de Cobra não faz qualquer julgamento de natureza subjetiva, demonstra a aversão da nossa população à violência desmedida que começou a tomar conta do País ainda na década de 90 e se acentuou vigorosamente nas duas primeiras décadas do século XXI.
Por: Fábio Souza Tavares