Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará registram crescimento de 10,2% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 2024, saltando de 2.970 (2023) para 3.272.
Os CVLI são crimes que resultam em morte como o homicídio doloso, o latrocínio, o feminicídio, a lesão corporal seguida de morte, o abandono de incapaz seguido de morte etc.
O Ceará fechou dezembro de 2024 com 289 CVLIs, sendo abril o mês que mais contabilizou este tipo de crime: 320.
Grande parte dos crimes estão associados às facções do narcotráfico, mas o feminicídio teve um papel marcante nesse quadro geral da violência cearense. Feminicídio que volta a ser manchete permanente neste ano de 2025.
O governador Elmano de Freitas (PT), que representa uma política de Segurança Pública incompetente que foi desenvolvida pelos governos Cid Gomes (PSB) e Camilo Santana (PT), propagandeou investimentos na área e deu posse a policiais concursados, Mas, até o momento, a escalada do crime só aumenta no estado.
Enquanto existir uma relação de coexistência pacífica entre Estado e facções organizadas, enquanto pessoas de dentro do governo tiverem relações com membros dessas organizações e enquanto Prefeituras governadas por aliados do governo estiverem sob a tutela das corporações narcotraficantes, essa situação no Ceará perdurará.
Como tenho dito, não existe poder paralelo e sim poder transversal.