No início do ano, liguei para Cláudio Luz para conversarmos sobre sua indicação para a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP) de Juazeiro do Norte/CE. Na ocasião, ele me disse que não estava sabendo. Para mim, a resposta foi uma questão de discrição que se adquire com a maturidade e não o desconhecimento da preferência do prefeito Glêdson Bezerra que era de conhecimento de todos na Secretaria.
Em verdade, Cláudio esperava sua aposentadoria da Polícia Federal, onde estava trabalhando no setor de Inteligência, para assumir a pasta proposta. Daí o fato de um dia depois de ser publicada sua aposentadoria (20.06) ter saído a sua nomeação (21.06) no Município.
Ontem (30.06) à noite conversei com Cláudio e fiz algumas perguntas. Veja abaixo as respostas do novo Secretário.
Sovaco de Cobra: É a segunda vez que você assume a Segurança Pública juazeirense. Haverá uma mudança qualitativa em sua nova gestão ou será uma reedição de sua primeira experiência como titular da pasta?
Cláudio Luz: Fui Secretário de 2009 a março de 2012. Foram três anos. E fazem exatamente doze, treze anos. E a gente amadureceu muito de lá pra cá. Nossa gestão anterior foi muito exitosa com opinião unânime quanto a isso, no êxito daquela gestão. Os inúmeros projetos que nós deixamos foram projetos exitosos. Inclusive duram até hoje, estão aí até hoje. E o que a gente quer é realmente qualificar. A gente acha que a Guarda Municipal, o Departamento Municipal de Trânsito e a Defesa Civil precisam continuar avançando, crescendo, se desenvolvendo e, fundamentalmente, na questão da qualificação da prestação do serviço público. Temos inúmeros desafios. Posso citar alguns aqui. Por exemplo, no trânsito vamos fazer aqui o terminal de integração. O transporte público da nossa cidade ainda é muito deficitário. É um desafio gigantesco fazer com que a gente, pagando apenas uma passagem, rode a cidade toda, por exemplo, saia do bairro São José até a Betolândia, por exemplo, pagando uma única passagem, passando por um terminal de integração, integrando também o metrô que existe e cobre uma parte da cidade como transporte complementar. Na Guarda Municipal, o desafio é conseguirmos o porte de arma de fogo, além da gente contribuir efetivamente com a segurança das comunidades fazendo bases de segurança comunitária e fazendo a participação popular em todas as políticas públicas. Eu quero construir instrumentos de participação popular. Mas no caso das bases comunitárias, nas comunidades, a gente precisa dos conselhos comunitários. Conselhos comunitários são fundamentais - que é a participação do povo, a participação das associações de moradores, das igrejas, da comunidade, dos comerciantes da comunidade, todos unidos em função de um bairro mais seguro, de uma comunidade mais segura. Mas são muitos os desafios. Cito apenas esses, mas estamos à disposição para tratar dos outros que são inúmeros.
Sovaco de Cobra: A Dra. Silvia Paula, que até sua nomeação estava à frente da SESP, hoje é Secretária Adjunta. Existe uma divisão de tarefas estabelecida entre vocês?
Cláudio Luz: Eu vim - disse ao prefeito Glêdson - que seria pra somar à equipe. Evidente que eu tenho experiência, eu tenho qualificação para o cargo. Qualificação não só acadêmica - Tenho também. Sou bacharel em Direito e Computação - mas pela experiência profissional que eu tive como Secretário, lá atrás, e como agente da Polícia Federal durante vinte e seis anos. A gente tem uma experiência acumulada e essa experiência vai servir muito pra gente fazer novamente uma boa gestão. E aí compor uma equipe com Sílvia. A Sílvia, ela é muito importante pra equipe. Além de Adjunta da Secretaria, ela assumiu a direção da academia da Guarda Municipal, uma academia que tem um desafio enorme que é fazer o porte funcional de arma de fogo. Então é uma missão que a Sílvia tem, que nós estamos juntos para esse desafio, como todos que compõem a equipe. Mas a Sílvia, como diretora, vai ser especialmente responsável por isso. Além de outra atribuições que ela queira. Ela gosta do Patrulha Maria da Penha. Então eu já disse a ela que ela se encaixasse nos serviços que ela mais achar que tem aptidão e eu vou cobrir outras áreas. Então tem como a gente se combinar e fazer um bom trabalho.
Sovaco de Cobra: A Guarda Civil Metropolitana (GCM) hoje se encontra dividida e existe um descontentamento em relação às horas extras suprimidas. Como você tratará essas questões?
Cláudio Luz: Eu acho que o maior problema da Guarda Municipal hoje é a questão do salário que realmente teve um prejuízo com a saída da hora extra. Mas, infelizmente, no passado usaram o pagamento de hora extra pra serviços não extraordinários. Infelizmente aconteceu no passado que acabou desvirtuando, acabou incorporando a hora extra ao salário, o guarda fez isso. Até os bancos que têm consignados colocaram hora extra indevidamente como salário do guarda municipal e com a queda da hora extra trouxe, evidentemente, um prejuízo financeiro. O governo municipal reconhece isso, o governo municipal quer recompor essas perdas, existem propostas na mesa aí pra começar a recompor essas perdas. O governo municipal nunca disse o contrário. Ele reconheceu, reconhece as perdas em razão do não pagamento das horas extras. O governo municipal reconhece que essas horas extras deveriam ser pagas pra trabalhos extraordinários. Infelizmente foi desvirtuado esse pagamento. Mas temos uma dificuldade hoje que é a questão da folha de pagamento que está a 55%, acima da Lei de Responsabilidade Fiscal, dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas a gente tá dialogando e o governo quer sim fazer a recomposição e consertar essa questão do salário dos guardas.
Sovaco de Cobra: O que a sociedade juazeirense pode esperar do Secretário Cláudio Luz em se tratando de Segurança Pública e cidadania?
Cláudio Luz: A sociedade de Juazeiro pode esperar muito trabalho, muita dedicação, muito empenho. Eu não sei fazer nada superficialmente, eu entro de cabeça nas coisas e tenho uma equipe que dá pra gente trazer bons resultados para a cidade, uma cidade mais segura, com um trânsito melhor, com a Defesa Civil que apareça, que cumpra o seu papel importante. E que espero também - que é uma questão que eu acho fundamental e no passado nós fizemos pouco, mas podemos fazer mais agora - que é a participação do povo. Eu quero construir os conselhos: conselho de trânsito, conselho de Segurança. Eu quero que o povo tenha condição de avaliar a política pública. E mais: tenha condição de ajudar a decidir quais políticas públicas são mais importantes. Então, os conselhos de Segurança comunitária nos bairros são importantes, os conselhos de controle social, de avaliação das políticas públicas e de tomada de decisão dessas políticas públicas também são fundamentais e nós vamos buscar isso. Estamos sempre à disposição para tratar de toda e qualquer questão relacionada aos órgãos da Secretaria de Segurança Pública.