Ana Vitória é uma menina linda. Uma criança com necessidades especiais que precisa de cuidados especiais. Hoje, infelizmente, encontra-se na sala 1 do setor pediátrico da Policlínica Geraldo Menezes Barbosa com uma grave alergia cutânea. Motivo: uso da medicação Carbamazepina.
O diagnóstico que aponta a causa alérgica foi dado pela dermatologista Cibele Q. Callou de Oliveira. O remédio que provocou a grave alergia foi prescrito pelo psiquiatra infantil Guilherme Filgueira Abagaro, ambos servidores da Prefeitura de Juazeiro do Norte/CE.
Carbamazepina é um remédio utilizado, dentre outras funções, para tratamento de epilepsia, mania aguda e distúrbios afetivos de natureza bipolar. A hipersensibilidade à medicação provoca reações adversas. Se a posologia for demasiada, ou seja, se a dosagem e a quantidade de vezes for além do necessário, pode gerar grave crise alérgica.
É preciso que o caso da pequenina Ana Vitória seja analisado para que saiba onde e como ocorreu o problema e também para que um acontecimento abrupto e violento como esse não volte a acontecer em nosso Município.