Esperando serem nomeados para o cargo de guarda civil até o final de fevereiro, os aprovados no concurso para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte/CE que concluíram o curso de formação viram a sua pretensão frustrada. Segundo o prefeito Glêdson Bezerra (PODE), 30 das 65 pessoas seriam chamadas inicialmente, mas as nomeações não aconteceram.
Diante da situação, alguns desses concursados entraram em contato com o Sovaco de Cobra esta semana. O Sovaco de Cobra, por sua vez, contatou o Procurador-Geral Walberton Carneiro Gomes que explicou que as nomeações não aconteceram ainda porque o prefeito solicitou uma auditoria para se certificar que o curso de formação obedeceu aos preceitos legais.
Segundo Walberton, responsável direto pela auditoria, tal procedimento seria concluído ontem (03.03), sexta-feira. O Sovaco de Cobra tentou contato novamente, através de chamadas telefônicas, mas não conseguiu retorno do advogado.
Enquanto isso, cresce o receio entre os supracitados concursados, receio este que está tornando-se um temor, pois enxergam na ausência de respostas uma forma de empurrarem para a frente a tão esperada nomeação. Alguns deles, inclusive, abriram mão de outros concursos e empregos, segundo afirmam, aguardando a tão esperada chamada, como prometido, para que componham a corporação municipal da Segurança Pública.
Nesse contexto, manifestam-se nas redes sociais e estão dispostos a, em não sendo garantida sua entrada na GCM conforme anunciado, procurarem a via jurídica.
P. S.: O Procurador-Geral marcou para terça-feira (07.03) uma reunião entre o prefeito e os aprovados no concurso para a GCM.