O período chuvoso em Juazeiro do Norte/CE traz sempre a discussão acerca da necessidade da macrodrenagem para sanar um problema infraestrutural histórico do Município, Passado o período, a discussão amorna e só volta a ser retomada no ano seguinte quando os bairros juazeirenses serão novamente alagados e suas respectivas comunidades assoladas por essa mesma mazela.
A chuva desta madrugada (16,02) novamente tirou o sono de uma parcela do bairro São José (VEJA O VÍDEO) que mais uma vez viu "o sertão virar mar". Isso aconteceu, provavelmente, em outros bairros da cidade.
Diante das últimas declarações do governo municipal e do Legislativo local, uma ampla campanha, oriunda da iniciativa das associações de bairro que representam a população juazeirense em seus locais de moradia, deveria tomar corpo em defesa da macrodrenagem e da mobilidade urbana, já que são duas questões inerentes e caras ao processo de urbanidade que equivale ao processo de qualificação da zona urbana e suas áreas contíguas. Caso contrário, as mesmas imagens e as mesmas reclamações serão sentidas em 2024, 2025, 2026...
Problemas se resolvem com atitudes que se transformem em ações que modifiquem a realidade. A água das chuvas cai do céu, mas a resolução dos problemas não. A luta em defesa da resolução de um problema histórico em História se transformará.