noticias485 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Municípios

Falta de alimentos especiais podem levar criança de seis anos à desnutrição e até à morte

A pequena Arielly necessita de um espessante e um suplemento nutricionais.

Publicada em 22/01/23 às 04:04h - 1445 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia Falta de alimentos especiais podem levar criança de seis anos à desnutrição e até à morte  Compartilhar a noticia Falta de alimentos especiais podem levar criança de seis anos à desnutrição e até à morte  Compartilhar a noticia Falta de alimentos especiais podem levar criança de seis anos à desnutrição e até à morte

Link da Notícia:

Falta de alimentos especiais podem levar criança de seis anos à desnutrição e até à morte
 (Foto: Reprodução)

A pequena Arielly de Jesus é uma menina de 6 anos que tem paralisia cerebral e reside no Horto, em Juazeiro do Norte/CE. Vive em uma cama e não consegue ir à cadeira de rodas nem se alimentar sem ajuda de alguém.

Geralmente, mães de crianças como Arielly são obrigadas a deixar de trabalhar, pois a atenção e o acompanhamento que seus filhos e filhas precisam são permanentes e demandam grande tempo e total dedicação. Em uma família de trabalhadores com recursos limitados, o fato de um dos cônjuges não trabalhar dificulta ainda mais. Mas essa é uma realidade à qual não podem fugir essas famílias. Daí a ação social do Estado e, em particular, do governo municipal para dar respostas a essa clientela específica.

Diante das dificuldades enfrentadas por Arielly e sua família, soma-se agora a falta de alimentos nutricionais necessários ao bom desempenho de sua saúde, sendo eles um suplemento nutricional e um espessante alimentar, produtos caros para a família da menina. Esses nutrientes, oferecidos pela Secretaria de Saúde do Município, estão em falta e são vitais para a pequena Arielly.

O suplemento nutricional infantil é rico em vitaminas e minerais e desenvolvido para crianças com dificuldades em ganhar peso. Sua falta pode acarretar desnutrição.

Já o espessante alimentar é uma macromolécula que se dissolve na água e serve para pessoas com disfagia, ou seja, que têm dificuldades em ingerir os alimentos. Pessoas com disfagia acentuada, sem o espessante, têm um grande aumento de sua aspiração laringotraqueal que, em alguns casos, pode levar até à morte.

Você não precisa saber desses termos científicos. Basta-nos entender que se trata de uma menina de 6 anos com paralisia cerebral.

A Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte tem sofrido com problemas licitatórios envolvendo empresas de distribuição, onde várias delas, por não cumprirem com seus compromissos, já tiveram seu CNPJ negativados. Mas problemas como o enfrentado pela pequena Arielly não podem ficar sem uma resposta efetiva do poder público municipal.

O Sovaco de Cobra se compromete com a família de Arielly a procurar uma solução para a falta dos nutrientes necessários ao seu bom desempenho alimentar cotidiano.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1777208
Usuários Online: 310
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!