Quando fui diretor do DEMUTRAN de Missão Velha/CE constatei o enorme perigo dos animais soltos para o trânsito local. Mais que isso. Em certa ocasião, encontrei uma vaca dentro do cartório que ficava - ou ainda fica - em frente à Prefeitura. Esqueci de perguntar se a leiteira tinha ido tirar a segunda via da certidão de nascimento.
Apesar de Juazeiro do Norte/CE ser um município majoritariamente urbano, animais de grande porte, como vacas e cavalos, são flagrados em praças públicas e nas avenidas e ruas adjacentes que as cercam. Essas vias são muito movimentadas e o trânsito de animais nelas existente é um perigo iminente tanto para os condutores de veículos como para os pedestres e para os próprios animais.
As fotos que registram imageticamente esta matéria foram tiradas recentemente na praça onde se situa a Igreja do Menino Jesus de Praga e no trecho da Avenida Castelo Branco situado à sua frente, no bairro Novo Juazeiro.
É preciso que a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), em parceria com o DEMUTRAN e o Centro de Zoonoses, resolva essa situação. É necessário uma fiscalização e uma autuação dos proprietários (desses animais) que promovem esse risco à Saúde Pública, ao meio ambiente e à segurança das pessoas e dos próprios animais.
Da mesma forma que flagrei cavalos na praça e na avenida supracitadas, também flagrei gado bovino - mais de dez reses - na praça do bairro José Geraldo da Cruz em uma reunião contemplativa. A Avenida Humberto Bezerra, que passa em frente à praça, também é muito movimentada.
O Sovaco de Cobra espera uma ação efetiva dos órgãos do governo municipal responsáveis por essa problemática, bem como que a população os informe quando houver esse tipo de ocorrência.