Choveu dois dias seguidos em Juazeiro do Norte/CE, mas bastou a primeira chuva, que não foi nem de grande impacto pluviométrico, que o Município se alagou e carros foram submersos, arrastados ou acidentados nas enormes crateras das ruas que a água encobria.
Esse é um problema antigo. Todas as pessoas sabem disso. Mas tem piorado na atual gestão. O prefeito Glêdson Bezerra (PODE), que apoiou o ex-governador Camilo Santana, nesses quase dois anos de gestão não conseguiu nenhuma verba junto ao governo estadual para realizar sequer uma obra de drenagem urbana. Resultado: quando chove nossas rodovias ficam interditadas pelas enxurradas.
No VÍDEO ABAIXO, que é uma compilação de vídeos gravados por populares, podemos ver a situação do querido Juazeiro do Norte sob o impacto de uma chuva que não chegou a ser torrencial. Na Avenida Padre Cícero, os veículos não conseguiram chegar ao Crato. Na Avenida Leão Sampaio, os veículos não conseguiram chegar à Barbalha.
Nos bairros, ruas alagadas, crateras se avolumando e carros avariados. A Infraestrutura do governo Glêdson Bezerra, com o Secretário Zé Maria, simplesmente não funciona. E como não fizeram consertos e recuperações durante o período ensolarado, daqui a pouco virão novamente com a desculpa de que estamos entrando em um período chuvoso.
A Câmara Municipal, acertadamente, barrou o empréstimo de US$ 80 milhões que o Município contrairia com a Corporação Andina de Fomento (CAF). Você, leitor(a) do Sovaco de Cobra, acredita que o governo municipal atual, com todo seu histórico de irregularidades e ilicitudes faria bom uso desse dinheiro? Você acredita que um governo que a toda semana é denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de caixa 2 faria o uso responsável desse dinheiro?
Juazeiro do Norte/CE é um caldeirão entre as serras do Horto e de São Pedro e a Chapada do Araripe, um Município sem infraestrutura adequada e com enormes problemas de crescimento urbano. Dentre outras coisas, necessitamos do aterro sanitário, da saneamento dos nossos bairros e de um grande projeto de drenagem que faça a cobertura da área urbana. É imprescindível um conjunto de obras que venham desafogar a população e permitir a livre circulação do seu trânsito em período chuvoso.
Porém, uma simples pergunta: Por que até agora o governo Glêdson Bezerra não utilizou os R$ 10 milhões que conseguiu de emenda parlamentar do deputado federal Capitão Wagner (UB)? Esse dinheiro foi anunciado ano passado, em 2021, e até agora NADA. Propaganda enganosa ou destinação secreta da verba conseguida?
A grande verdade é que o prefeito Glêdson Bezerra até o momento não apresentou nenhuma preocupação concreta com esse grave problema da urbe ciceropolitana. E a população, sempre que chove, lembra disso. As eleições de 2024 não ocorrerão em período chuvoso. Será que, no dia da votação, a população lembrará dos transtornos que a chuva traz à cidade? E vai comendo, Glêdson Bezerra!