Os professores Sherman Alencar e Lucas Valverde Santana apresentaram ontem (22.09), na sessão legislativa de juazeirense, o Atlas Histórico e Geográfico de Juazeiro do Norte/CE.
O Atlas é um projeto antigo do professor, geógrafo e topógrafo Lucas Valverde que nele se debruçou e se empenhou com denodo e disciplina. Traz informações importantes que acrescentam em muito na compreensão histórico-geográfica do Município.
"É uma ferramenta única, é um material exclusivo. Todos os 50 mapas são vetorizados, exatamente para enriquecer, para que as crianças tenham acesso a esse conhecimento e sintam a ideia de pertencimento, de ter orgulho deste Município", disse Valverde à tribuna.
Segundo os professores, a proposta de edição do Atlas foi apresentada à Secretaria de Educação (SEDUC) de Juazeiro do Norte que com a velha desculpa da falta de dinheiro se negou a implementá-lo nas escolas da rede pública municipal. Como sempre, no governo Glêdson Bezerra (PODE), dinheiro para familiares, empresários corruptos e amigos não falta, mas não existe para as demandas realmente importantes para a população.
O Atlas traz informações muito importantes como, por exemplo, a localização dos rios intermitentes e os dois perenes que existem no Município. Por ele também é possível ver o processo de desmatamento e fontes de água que foram destruídas em Juazeiro do Norte.
Este Atlas poderia ser utilizado pela Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU), por professores universitários e pelas próprias escolas primárias e secundárias juazeirense, tanto no setor público como no privado. E o governo Glêdson Bezerra que se negou a apoiá-lo deveria ser o principal incentivador deste trabalho inédito e valioso.
O Atlas Histórico e Geográfico de Juazeiro do Norte/CE é um presente para o Município.
O professor Lucas Valverde ainda tem como projetos apresentar o Atlas mostrando o processo de urbanização juazeirense por gestão, bem como editar o Almanaque de Micropatriologia.
Parabéns, professores!