Ontem (11.08), pela manhã, em pleno Dia do Estudante, as professoras da EMEI Joana Tertuliana de Jesus, uma creche localizada no Santo Antônio, em Juazeiro do Norte/CE, ficaram indignadas com um fato envolvendo uma criança de apenas 3 anos.
A criança, estudante do Infantil III da creche, foi levada ao PSF 37, que fica vizinho à referida unidade educacional, logo após uma professora ver protuberâncias em seu tórax e em seu abdômen (FOTO).
Pensando em se tratar de início de catapora, a professora levou a criança ao PSF 37. Precisava voltar logo, pois tinha que dar atenção aos outros estudantes. Depois de explicar a situação ao atendente, a médica foi chamada devido à insistência da educadora. Para surpresa, a médica se recusou a fazer atendimento e sugeriu que levasse a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Limoeiro, o que não é o caso, já que a UPA, como o próprio nome diz, é para pronto atendimento, ou seja, para pacientes com sintomas agudos, inesperados, que necessitam de uma intervenção imediata.
Pela foto a mim apresentada, também pensei em se tratar de uma varicela (catapora) ou mesmo a varíola dos macacos. Como não sou médico, decidi pedir a opinião de um com quem tenho boa amizade. Segundo ele, pode tratar-se da ação de um molusco contagioso.
PSF 37: Negligência é recorrente
Segundo informações que tive, o caso da criança que ontem não foi atendida pela médica não foi o único de negligência no PSF 37. Uma idosa acamada de 79 anos há muito espera pela quarta dose da vacina contra a Covid-19, mas o referido PSF, informado da situação, não tomou a providência necessária. Isso por falta de transporte para que um profissional do local se desloque até a residência da senhora que fica no mesmo bairro.