O Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) tem um histórico de lutas criado por seus fundadores, o professor e ex-vereador Fábio José e as professoras Jerusa e Mazé, lutadores que deixaram sua marca impressa na trajetória desse instrumento de luta.
Fábio José e Jerusa continuaram na luta edificando o sindicato mesmo demitidos arbitrariamente pelo governo Salviano. O sindicato, à época, sequer recebia imposto sindical, mas era reconhecidamente um instrumento importante da luta do trabalhador juazeirense.
Depois de quase três décadas, hoje o sindicato tem sede, funcionários à disposição e diretores afastados de suas funções públicas legalmente remunerados pela Prefeitura para desenvolver suas atividades sindicais. Ou seja, tudo como manda o figurino (é o novo!). Porém, não tem o mais importante que caracterizou o SISEMJUN à época de Fábio José, Jerusa e Mazé: o aguerrido espírito de combatividade e o respeito à democracia de base.
Eis que a greve (quase) geral dos servidores públicos municipais juazeirenses, aprovada no dia 24 de maio em uma assembleia movida a picolés (chupei quatro picolés de coco), foi posta em stand by pela diretoria do SISEMJUN que passou por cima da decisão e do ânimo da base.
Segundo uma série de considerações de ordem legalista burocrática (LEIA A NOTA ABAIXO), o SISEMJUN procura explicar o indefensável: a decisão da diretoria, por fora e contrária à assembleia, de jogar o início da greve para o dia 14 de junho, ou seja, três semanas depois da decisão pela deflagração da greve imediata após cumprimento do prazo legal referente à comunicação do movimento.
O que a diretoria do sindicato tenta com isso? Enterrar a greve? Acabar com o ânimo dos servidores? Colaborar com o governo Glêdson Bezerra (PODE) que vem atacando duramente os servidores e a população juazeirense? Eis a questão.
"SISEMJUN INFORMA
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte-CE, considerando as razões que se seguem, TORNA PÚBLICO alteração da data e horário de início da Greve dos Servidores Municipais, prevista nos termos da Assembleia Geral da Categoria de 24 de Maio de 2022.
RAZÕES
a) Considerando que até o momento, agentes públicos em cargos de chefia não entregaram as Relações de Servidores e Contratados, dos vários Setores do Funcionalismo;
b) Considerando ser imperioso a organização de equipes de trabalhadores para manutenção dos serviços essenciais durante a Greve, minimizando os efeitos sobre a População;
c) Considerando a necessidade de preservar a legalidade do Movimento Grevista;
d) Considerando que o SISEMJUN tem organizado e promovido Greves há décadas, sempre nos limites e termos da Lei, instrumentalizando a luta dos Servidores com baixo risco e sem prejuízos.
f) Considerando por fim, a necessidade de observar a conjuntura política e jurídica, e de aperfeiçoar as táticas de luta, para seguir assegurando Greves sem quaisquer prejuízos como corte de ponto.
RESOLVE
1) Alterar data e horário de início da Greve dos Servidores Municipais, para terça-feira, dia 14 de Junho de 2022, a partir das 07 horas da manhã.
2) Convocar Reunião do Comando de Greve para quarta-feira, dia 08 de Junho de 2022, às 16 horas.
3) Ato Público de Início da Greve, terça-feira, dia 14 de Junho de 2022, às 09h, na Praça da Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Servidores divulguem e participem!!!
Vamos à luta em busca de novas conquistas...
DIRETORIA DO SISEMJUN"
Esse adiamento o poder executivo ganha tempo de entrar com o mandato e o sindicato corre risco de pagar multa diária pois o governo tem os desembargadores a seu favor basta lembrar de um helicóptero q voou a noite sem iluminação pense no carro rodando sem farol a noite e compare a um helicóptero escuro