Em 2018, o governo Zé Arnon entregou mais de 60 mil fardamentos com kits escolares às escolas da rede municipal de Juazeiro do Norte/CE. Com o prefeito Glêdson Bezerra (PODE), até professores faltam nas salas de aula. Quanto aos fardamentos, nem em pensamento.
Pelo segundo ano com falta de professores e, em alguns casos, até falta de merenda escolar, e com ônibus sucateados fazendo o transporte dos alunos, o governo municipal também não entrega o fardamento. Ou seja, nesse aspecto também não chega nem perto da gestão anterior.
Para tentar remediar a prevaricação da atual gestão, diretores de escolas empurram a responsabilidade para os pais ao exigirem a padronização das roupas dos alunos. Uma situação complicada, principalmente se levarmos em conta que esses alunos fazem parte, em sua grande maioria, de uma clientela de baixo poder aquisitivo. Querer transferir a responsabilidade do governo municipal, através da Secretaria de Educação (SEDUC), para os pais, é assinar atestado de incapacidade e irresponsabilidade.
A falta de fardamento demonstra a falta de compromisso do prefeito Glêdson e de sua Secretária Pergentina Jardim com a Educação. O fardamento garante a identidade visual e a segurança dos estudantes. Sua falta abre a possibilidade de que pessoas estranhas às comunidades escolares possam infiltrar-se nas unidades de ensino.
Mas o que esperar de uma gestão que não contrata professores, que direciona politicamente a nomeação para cargos de direção, que entrega kits de alimentação escolar irrisórios e com itens estragados e ainda permite que ônibus escolares circulem sem vistoria?
Enquanto isso, o Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) só se mobiliza por aumento salarial como se a qualidade do ensino passasse exclusivamente pelo poder aquisitivo dos profissionais da Educação. Ao que parece, se o professor estiver com o bolso cheio, as condições de ensino que prejudicam a formação dos estudantes não têm nenhuma importância.
Diante desse quadro, o governo Glêdson Bezerra está (de)formando toda uma geração de alunos desprovida do conhecimento básico porque herdarão para sua vida escolar futura a deficiência adquirida pelo simples e absurdo fato da ausência de aulas de matérias importantes para sua trajetória estudantil.
Fardamento escolar já e nenhuma falta de aula! Isso é o básico, prefeito.