Juazeiro do Norte e Potengi são dois municípios cearenses totalmente diferentes mas que apresentam problemas semelhantes. Um deles é o transporte estudantil.
Depois de dois anos sem aulas presenciais, os alunos de Potengi/CE estavam animados para voltar às salas de aulas. Infelizmente, para boa parte desses alunos, a alegria virou tristeza, como é o caso da comunidade de Alecrim que por dias ficou à espera do transporte que não apareceu.
A falta de transporte e o péssimo estado de conservação dos ônibus escolares do Município que estão circulando, um até amarrado com uma corda, revolta a população potengiense. O governo Edson Veriato (PT) anunciou que existiam ônibus novos, mas o que a população está vendo é a diminuição e o sucateamento da frota.
A superlotação também é denunciada pelas mães dos alunos. Uma delas, nas redes sociais, chegou a perguntar de que adianta as medidas sanitárias em casa e na escola se os ônibus superlotados são verdadeiras latas de sardinha onde uns estudantes ficam sobre os outros. Jovens e crianças são transportados nos mesmos ônibus. "Qualquer coisa que envolva meus filhos, que coloque a vida de meus filhos em risco, aí eu viro bicho", disse a mãe.
Em Juazeiro do Norte, a situação do transporte escolar também é caótica. O transporte escolar municipal, terceirizado a uma empresa sem capital social e sem condições mínimas de oferecer um serviço compatível, começou a transportar os alunos em ônibus SEM VISTORIA e sucateados, alguns até sem janelas, colocando a vida das crianças em alto risco.
Quanto aos universitários juazeirenses transportados pela Via Metro que faz a linha Cidade Universitária, são igualmente ensardinhados. A superlotação é tão preocupante que pode ser que algum universitário se coce e engravide uma colega. Também corre o risco de alguém levantar o braço e, um segundo depois, não poder mais baixar. Que baixaria é o transporte destinado a esses estudantes!
Renovação e aumento da frota, seja ela pública ou particular. É pedir demais? Infelizmente o caos do transporte estudantil impera nos municípios onde os governos locais não têm compromisso com a Educação e o Ministério Público é uma rica peça decorativa.
Linha Cidade Universitária, Via Metro, Juazeiro do Norte/CE (Foto: Reprodução)
Linha Cidade Universitária, Via Metro, Juazeiro do Norte/CE (Foto: Reprodução)
Linha Cidade Universitária, Via Metro, Juazeiro do Norte/CE (Foto: Reprodução)