Com a iminência do fim do contrato entre a Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte/CE e o Instituto Mão Amiga, as mães de crianças com necessidades especiais estão apreensivas, pois o instituto, nesses quase três meses que vem desenvolvendo um trabalho voltado para o atendimento a essas crianças, tem cumprido sua função com esmero e trazendo uma melhoria na qualidade de vida da clientela local. A própria Secretária de Saúde Francimones Albuquerque elogiou, em uma rádio, a qualidade e a capacidade de atendimento da instituição que tem como presidente o senhor Euler Costa.
O fim do contrato contradiz os elogios da Secretária e desmerece o trabalho que a instituição vem desenvolvendo e que nunca antes fora realizado no Município. Sugere que o chamamento público que resultou na vinda do Mão Amiga para Juazeiro do Norte foi somente para dar um cala-boca no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
Com a saída do Mão Amiga, mais de cem crianças que necessitam de neurorreabilitação ficarão sem atendimento, o que prejudicará todo o trabalho já iniciado.
Diante dessa situação, o movimento das mães, encabeçado pela acadêmica de Direito Francisca Gomes, realizará uma manifestação quarta-feira (29), a partir das 9 h, em frente ao Colégio Militar. A convocação para a manifestação é direcionada para todas as mães que têm filhos e/ou filhas atendidos (as) na Clínica Mão Amiga.
Abaixo, a nota de convocação (sic):
"ATENÇÃO
Todas as famílias que se sentem prejudicadas pela ameaça de suspensão do tratamento de seus filhos por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte estão todas convidadas a participarem de um grande ato de protesto com a presença de advogados representante do Conselho de defesa da pessoa com deficiência bem como demais lideranças de Juazeiro do Norte.
Contamos com sua participação!
Data: 29/12/2021
Horário: 09h00
Local: Colégio Militar de Juazeiro do Norte
Divulguem nos seus: Whatsapp, grupo de Whatsapp, facebook e Instagram, e outras famílias de pessoas com deficiências.
Att: Francisca Gomes"