Depois de ser acusada de desmatar mais de 500 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe em Exu/PE para plantação de soja, a Ovo Novo Express faz agora o mesmo em Santana do Cariri/CE. Populares denunciam e esperam uma solução para o problema, já que o desmatamento nessa área proibida para tal atividade vem aumentando.
O grande problema do desmatamento na região são os danos irreversíveis que essa atividade pode causar às riquezas científico-culturais do ambiente que são reconhecidas mundialmente.
A Chapada do Araripe é um acidente geológico importantíssimo localizado nas divisas do Ceará, Pernambuco e Piauí e que abrange territórios desses três estados. Localiza-se em uma bacia sedimentar que é um verdadeiro depósito de fósseis do Cretáceo inferior, sendo, além de um espaço paleontológico, também um espaço arqueológico, cultural e de vasta riqueza natural com grutas, fontes naturais e uma incrível biodiversidade que tem no Soldadinho do Araripe sua maior expressão.
A Chapada do Araripe é a primeira Floresta Nacional (FLONA) oficial do Brasil, cuja institucionalização aconteceu em 1946. Em 1997, tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA) e, em 2006, Geopark.
Santana do Cariri é conhecido como Capital Cearense da Paleontologia por abrigar o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri - URCA e possuir um riquíssimo acervo paleontológico oriundo da abundante reserva de fósseis do município. Possui também um sítio arqueológico de arte rupestre e um rico artesanato.
Nos últimos anos, ficou também conhecido por sua forte devoção católica à Benigna Cardoso da Silva, a Heroína da Castidade.