Agricultores, criadores e comunidades de Icó/CE, município situado no Vale do Rio Salgado, cansados de tantas promessas se organizaram, mobilizam-se e cobram do governador Camilo Santana (PT) que libere as águas da transposição do Rio São Francisco que estão, com as últimas chuvas, enchendo riachos e represas, como bem mostra Poeira, liderança da população rural do Município, em um vídeo que fez sobre a vazão do Riacho Maitá (VEJA O VÍDEO).
O Rio Salgado é considerado uma sub-bacia da Bacia do Jaguaribe e passa pelos municípios de Icó, Cedro, Baixio, Ipaumirim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira. Granjeiro, Aurora, Caririaçu, Barro, Juazeiro do Norte, Crato, Missão velha, Barbalha, Jardim, Penaforte, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati.
É duro e triste ver pequenos proprietários rurais que vivem da agricultura e da pecuária perderem suas lavouras ou suas criações por falta de água, principalmente quando se sabe que tem muita água que simplesmente está sendo represada. Diante dessa situação, o Sovaco de Cobra se solidariza com os icoenses, pois água é vida e a população não pode viver sem.
Esperamos que o governador Camilo Santana libere o quanto antes água para que os produtores do Vale do Rio Salgado possam garantir sua sobrevivência e, assim, dinamizar a economia do Município.