O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) de Juazeiro do Norte/CE, através da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP), iniciou ontem (29) a Operação Descarte que envolve denúncias de fraude licitatória e superfaturamento dos preços dos serviços de limpeza pública realizados entre o governo municipal de Jardim/CE e a empresa Lokar Locadora de Automóveis Ltda. que tem sede em Juazeiro do Norte/CE.
Foram cumpridos, pela Polícia Civil, 11 mandados de busca e apreensão divididos entre a sede da Prefeitura, a sede da empresa, a residência do prefeito Aniziário Jorge Costa, ex-militante do PCdoB e atualmente filiado ao PSB, do atual e ex-Secretários de Obras, Viação e Urbanismo e dos donos da empresa.
Segundo o MPCE, as fraudes estão sendo realizadas desde fevereiro de 2017 quando ocorreu o certamente licitatório que deu à vitória à referida empresa que recebeu, de lá até agora, o valor de R$ 8 milhões da Prefeitura. O mais grave de tudo isso é que embora a empresa responda pelos serviços no Município, os funcionários da limpeza pública e os caminhões da coleta são da Prefeitura, segundo o Ministério Público estadual.
Em Juazeiro do Norte, município onde fica a sede do MPCE regional, muitas denúncias de irregularidades realizadas pelo governo Glêdson Bezerra (PODE) já foram entregues ao referido órgão. Entretanto, até agora nenhuma resposta foi dada à população juazeirense. Esperamos que o MP estadual não esteja agindo com dois pesos e duas medidas. Continuamos ainda confiantes que medidas concretas serão tomadas em relação ao governo municipal juazeirense.