O município cearense de Salitre, vizinho ao Piauí, foi surpreendido pela Polícia Civil através da Operação Dimidium (a palavra latina significa metade), nome alusivo ao esquema de rachadinha que se estabeleceu na Prefeitura.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão que se estenderam ao vizinho município de Campos Sales.
A operação é coordenada pelo Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção (NRLD) que é vinculado ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) e teve sua origem em uma gravação feita pelo irmão do prefeito, em seu celular, onde fala do esquema criminoso. O acusado tentou apagar a gravação mas não teve êxito.
Estão sendo investigados crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa na prática do velho esquema de "rachadinha" onde parte do dinheiro de funcionários contratados pela Prefeitura fica com os envolvidos no esquema.
No início do ano, o youtuber e policial João Paulo Ramos, através do programa que fazia no O Mito da Denúncia, denunciou o esquema de corrupção na Prefeitura de Salitre que envolvia parentes de primeiro do grau do prefeito e amigos. João Paulo apontou nome por nome os envolvidos, suas participações no esquema e o grau de parentesco ou proximidade com o prefeito Dorgival Pereira Filho.
Em Juazeiro do Norte, a mãe do prefeito Glêdson Bezerra foi gravada em uma reunião com funcionários da Saúde onde dizia que na atual gestão seria comum o uso de laranjas na realização de rachadinhas.
Falta-nos saber se o NRLD também coordenará uma operação dessa natureza na Prefeitura de Juazeiro do Norte, já que o áudio da senhora Elizabeth Oliveira, mãe do prefeito, viralizou nas redes sociais se tornando objeto do conhecimento público. Ou será que o fato de Glêdson ser policial civil desperta em sua polícia o sentimento de corporativismo?