Segundo matéria da Folha de São Paulo, os dados do Ministério da Saúde apontam que 1.532 municípios brasileiros aplicaram mais de 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca. No Ceará, foram aplicadas mais de 700 doses vencidas distribuídas por 58 municípios, sendo Potengi o que mais aplicou, contabilizando 173 doses.
Potengi é um município com uma população de 11.045 habitantes, segundo o último senso. Seu prefeito é Edson Veriato (PSOL) que vem sofrendo muitas críticas nesses seis meses de gestão.
No início de seu mandato, uma vereadora do seu partido foi acusada de furar a fila da vacinação contra a Covid-19. Apesar da pouca idade, a vereadora Aline Sérgio (PSOL) tomou o imunizante e, com a eclosão do escândalo, tentou justificar argumentando que fazia trabalho voluntário de atendimento psicológico, uma vez que tem formação acadêmica na área. Perguntados pelo jornal Sovaco de Cobra acerca dessa argumentação, alguns vereadores do Município disseram desconhecer esse trabalho da colega de parlamento, conhecendo-a somente como dona de um salão de beleza.
Esse novo escândalo das doses vencidas vem abalar ainda mais a performance da vacinação contra o Coronavírus no Município. Assim como acontece com todos os municípios que aplicaram as doses fora do prazo de validade, a Prefeitura de Potengi nega ter aplicado essas doses.
No Cariri cearense, além de Potengi, aplicaram as doses vencidas os seguintes municípios: Assaré, Aurora, Campos Sales, Lavras da Mangabeira e salitre.
Por: Fábio Souza Tavares