Segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (RASEAM) do Ministério das Mulheres, 1.450 feminicídios e 71.892 estupros contra mulheres aconteceram em 2024.
Diante dessa situação, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) de Juazeiro do Norte/CE, a partir da iniciativa da Secretária Josy Lima, inaugurou hoje (01.04), no Polo de Convivência do Frei Damião, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um programa de defesa pessoal voltado para as mulheres.
Segundo Josy, que esteve na aula inaugural, esse programa leva às mulheres a capacitação ao combate à violência sexista fazendo-as conhecerem as diversas formas de violência a que são submetidas e se capacitando através de técnicas para promover sua autodefesa.
A Secretária também falou ao Sovaco de Cobra que a ideia é que o programa, inicialmente implantado no Frei Damião, seja estendido a todos os equipamentos da Assistência Social juazeirense.
Essa ideia implementada pela SEDEST partiu de uma proposta da então candidata a vereadora por Juazeiro do Norte Aline Alencar (PL). Aline disse ao Sovaco de Cobra que ficou muito feliz ao saber da concretização desse seu sonho, mas também revelou o desejo de ser convidada para participar da ação.
Com a implantação desse programa, Juazeiro do Norte se torna vanguarda na região na luta pela garantia da autodefesa das mulheres que continuam sendo violentadas por uma cultura machista que agride cotidianamente a dignidade humana.