Após a saída do vereador Darlan Lobo da presidência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE, o Poder Legislativo juazeirense virou uma instituição fantasmagórica. Cargos foram criados como bananas na feira. Resultado: folha de pagamento estourada. Na sessão de ontem (05.12), essa situação veio à tona.
Ao ler a resposta do prefeito Glêdson Bezerra (PODE) ao ofício do presidente Raimundo Júnior (MDB) solicitando informações acerca da necessidade de suplementação financeira para as Secretarias, o advogado José Erivaldo Oliveira dos Santos, assessor jurídico da Casa, acabou citando a necessidade do parlamento juazeirense ter um acréscimo de R$ 800 mil em sua receita para poder saldar a folha de pagamento dos seus servidores. Em outras palavras, A FOLHA DE PAGAMENTO ESTÁ ESTOURADA.
Esse estouro é resultado da farra com o dinheiro público, o dinheiro do contribuinte juazeirense. Inúmeros cargos foram criados depois da saída de Darlan para agraciar amigos(as), apoiadores(as) e familiares de vereadores(as), muitos dos quais fantasmas, conforme denunciado pelo Sovaco de Cobra e NUNCA RESPONDIDO pelo então presidente Capitão Vieira (MDB).
Após citado tal estouro, Darlan pediu a palavra e fez um sucinto relato da realidade: "Inclusive tá dento do contexto ao que eu solicitei do senhor presidente aqui na sessão passada, a questão dos cargos, QUASE 300 CARGOS NOMEADOS NA CÂMARA SEM NECESSIDADE. Até porque eu tinha um projeto pra... eu já extingui 60 cargos quando presidente desta Casa e tinha um projeto pra extinguir mais 52 cargos em um comum acordo com o Ministério Público" (sic).
Esse estouro na folha de pagamento demonstra a verdadeira imagem de uma Câmara cujo último presidente eleito em um pleito irregular não concluiu o seu mandato. É o lamentável apagar das luzes de uma legislatura que sucumbiu diante da própria arrogância desmedida.
O vereador Darlan mandou a real até porque combateu a criação superficial de cargos na Câmara local. Provavelmente tenha sido esse um dos motivos, além de outro financeiramente vantajoso, para que 11 vereadores(as) - alguns(umas) ditos(s) éticos(as) - se juntassem para eleger Capitão Vieira presidente da Casa contra a pretensão do próprio Darlan que ardilosamente foi aleijado de participar da eleição que escolheu o emedebista para a chefia parlamentar que acabou maculadamente não concluindo seu mandato.
SOVACO DE COBRA PERGUNTA: QUAL A POSTURA QUE O PRÓXIMO PRESIDENTE DA CÂMARA JUAZEIRENSE ASSUMIRÁ EM RELAÇÃO A ESSES CARGOS DESNECESSÁRIOS? O POVO JUAZEIRENSE QUER SABER.