Zhanna era amplamente reconhecida na comunidade vegana por encorajar seus milhares de seguidores a adotarem uma dieta de alimentos crus. Em suas redes sociais, ela compartilhava com entusiasmo seu regime restritivo, afirmando que percebia transformações diárias em seu corpo e mente.
De acordo com o NY Post, sua mãe, Vera Samsonova, expressou preocupação com os hábitos alimentares cada vez mais restritivos nos últimos meses de vida de Zhanna. Ela faleceu em 21 de julho, supostamente devido a uma “infecção com sintomas semelhantes à cólera“, agravada pelo esgotamento do corpo.
Um amigo não identificado de Zhanna, que falou com o site Newsflash, revelou ter visto a influenciadora alguns meses antes, no Sri Lanka, visivelmente exausta. Ela foi enviada de volta para casa para receber tratamento, mas fugiu novamente. O amigo, que morava no andar de cima, temia encontrar seu corpo sem vida todas as manhãs e a convenceu a buscar ajuda, mas sem sucesso.
Outro colega afirmou que, nos últimos sete anos, Zhanna só consumiu jaca e durião, uma fruta conhecida por sua textura cremosa e odor forte. Infelizmente, seus amigos acreditam que suas escolhas alimentares contribuíram para sua morte. “Não é preciso ser médico para entender as consequências disso“, disse um deles.
Nas redes sociais, milhares de internautas lamentaram a morte da influenciadora e alertaram sobre os riscos de seguir uma dieta tão restritiva sem a supervisão de profissionais qualificados.