A vida dentro Coreia do Norte é mais estranha que a ficção. Quanto mais histórias são compartilhadas por desertores, mais insólita a reputação da nação totalitária se torna. O país caracteriza-se por um regime autoritário extremista e suas regras são bem diferentes de quaisquer outras ao redor do mundo. Por exemplo, ouvir música estrangeira ou fazer ligações internacionais pode ser punível com a morte.
Conheça algumas das leis mais bizarras e chocantes seguidas por moradores da Coreia do Norte.
Internet
A Coreia do Norte é o único país onde o acesso à internet é estritamente proibido. Apenas em algumas profissões é possível acessar websites e, mesmo assim, é com supervisão por parte do governo.
Profissão
A escolha da carreira profissional também não depende de cidadãos. É o governo que escolhe as profissões das pessoas, e isso não depende das necessidades do cidadão, mas sim das necessidades do país. Os desertores dizem que os melhores empregos são dados aos filhos dos ricos e poderosos...
Ligações internacionais
As chamadas internacionais também são proibidas. O ato é considerado crime e pode ser punido com a morte, como foi o destino de um dono de fábrica que foi pego fazendo ligações internacionais do seu porão em 2007. Ele foi executado por fuzilamento na frente de 150 mil pessoas.
Maconha
Consumir maconha é proibido na maioria dos países do mundo. Contudo, acredita-se que não existam leis que punam o comércio e o uso da droga na Coreia do Norte.
Roupas
O uso de algumas roupas é também restringido na Coreia do Norte. As calças jeans, por exemplo, são consideradas um símbolo do capitalismo e, por isso, as pessoas não podem usá-las.
Música e filmes
A Coreia do Norte é também um país muito nacionalista e, por isso, assistir a filmes estrangeiros ou ouvir música internacional é considerado um crime.
Dirigir
Devido a restrições financeiras e à exigência de uma autorização especial, são muito poucos os cidadãos na Coreia do Norte que possuem e dirigem carros. A maioria das pessoas depende de transporte público e bicicletas.
Álcool
Desde o falecimento do presidente da Coreia do Norte Kim Il-sung em 1994 que a data de 8 de junho passou a ser de luto. Assim, nesse dia há algumas restrições. Uma delas é a proibição de ingerir bebidas alcoólicas.
Seguidores de culto
Os norte-coreanos devem idolatrar seu líder. Qualquer coisa que desrespeite a família Kim, o governo ou os políticos da Coreia do Norte é considerado uma forma de blasfêmia e pode render severas punições.
Sorrir
Sorrir ou falar alto no dia 8 de junho é também estritamente proibido, uma vez que é considerado falta de respeito pelo presidente que morreu.
Dançar
É também proibido a dança em 8 de junho, uma vez que é considerada uma manifestação de alegria. Quem não respeitar essas regras pode ser severamente punido ou preso.
Cochilar em uma reunião
Adormecer enquanto o chefe fala pode significar um grande problema. O ministro da Defesa norte-coreano foi executado com uma arma antiaérea por ter cochilado durante um dos eventos de Kim Jong-un, o que foi considerado desrespeitoso.
Eleições
A Coreia do Norte realiza eleições para escolher os líderes partidários que governarão o país. No entanto, geralmente há apenas um candidato. Os eleitores simplesmente pegam uma cédula com o nome de Kim Jong-un e a colocam na urna.
Esportes
O basquete tem suas próprias regras na Coreia do Norte. Isso pode ser devido ao fato do esporte ter sido inventado nos Estados Unidos e a relação entre os dois países não ser das melhores. As mudanças afetam principalmente a forma como os pontos são concedidos.
Viajar?
Os norte-coreanos estão proibidos de 'voar' ou viajar para fora do país sem permissão. A não ser que você tenha uma autorização do governo, um cidadão não pode passar um feriado ou mesmo um fim de semana na vizinha Coreia do Sul.
Controle
O controle sobre os turistas é levado muito a sério pelo país. As pessoas que visitam o país são acompanhados por guias e oficiais e com regras de conduta próprias a seguir. Tudo o que os guardas disserem deve ser seguido à risca.
Campos de concentração
A pena para quem não cumpre esta lei é também severa: ir para um campo de concentração fazer trabalhos forçados.
Roupas femininas
Era proibido para as mulheres na Coreia do Norte usar calças até 2009. O governo decidiu suspender essa proibição e permitir que elas usassem calças, mas a influência da moda 'capitalista' da Coreia do Sul e do Ocidente levou a outro retrocesso e um retorno à tradição nos últimos anos.
Cortes de cabelo
Já reparou que os norte-coreanos usam penteados muito parecidos uns dos outros? Isso não é fruto do acaso. Quando Jim Jung-un assumiu o poder em 2013, ele introduziu no país uma lista com os cortes de cabelo que deveriam ser adotados.
Culto ao chefe de Estado
Quando os norte-coreanos mencionam o nome de seu líder, eles sempre têm que prefixá-lo com uma palavra que o exalte, como "Querido Kim" ou "Supremo Kim".
Casa
Os norte-coreanos não escolhem onde vão viver. O governo tecnicamente possui todas as propriedades no Estado e atribui habitação aos cidadãos.
Incêndios
Quando ocorre um incêndio, a primeira coisa que os cidadãos devem fazer é salvar as fotos dos líderes políticos norte-coreanos, e só então eles poderão pegar seus pertences. Uma mãe de dois filhos foi presa em 2020 por salvar seus dois filhos e deixar para trás os retratos de Kim Il-sung e Kim Jong-il quando o fogo começou em sua casa.
Biquíni
Espera-se que as mulheres mantenham os seus corpos cobertos. Então, o uso de biquíni não é permitido. As roupas de banho só ficaram disponíveis em 2014, quando a Coreia do Norte tentou relaxar suas regras de moda para tentar parecer mais moderna.
Punição extrema
A sentença é determinada de acordo com o local de origem do filme ou da música. Por exemplo, alguém que assiste a um filme sul-coreano pode enfrentar 15 anos de trabalho correcional, enquanto aqueles que distribuem esses materiais podem ser executados.
Mesmo nome
Outra coisa que não é permitida na Coreia do Norte é ter o mesmo nome que o atual presidente do país. Desta forma, o governo obrigou que todas as pessoas com o nome Kim mudassem o seu nome em 2014.
Bíblia
Práticas religiosas e ideologias do Ocidente são proibidos no país. Há registros de execuções públicas de pessoas que distribuíram cópias de Bíblias para cidadãos da Coreia do Norte.
Preso
Em 2014, o americano Jeffrey Fowle ficou preso por 5 meses porque esqueceu uma Bíblia no banheiro de um restaurante. Embora existam igrejas no país, todas são controladas pelo regime.
Privacidade
Qualquer turista que visite a Coreia do Norte está sujeito a uma inspeção muito minuciosa. Telefones, câmaras e computadores são analisados e só serão devolvidos quando o visitante estiver saindo do país.
Descanso?
Os norte-coreanos trabalham seis dias por semana e no sétimo dia são obrigados a fazer trabalhos voluntários. Isso significa que os cidadãos quase não têm tempo livre.
Fontes: (HuffPost) (India Times) (BBC) (Insider) (The Guardian) (Ranker)