Um terremoto de grande magnitude atingiu neste sábado (18/03) o sul do Equador e o norte do Peru provocando a morte de pelo menos 13 pessoas. E ainda há muitas pessoas sob os escombros de edifícios.
O tremor mais forte aconteceu no território peruano. O Centro Sismológico Nacional do Peru registrou um sismo de magnitude 7,0 por volta do meio-dia do horário local. Ainda não há informações oficiais de mortos e feridos naquele país, mas já se sabe que uma criança morreu.
No Equador, entretanto, o presidente Guillermo Lasso afirmou em discurso na televisão que o terremoto (de magnitude 6,7) deu causa à morte de 12 pessoas naquele país. Em uma postagem nas redes sociais, ele também pediu que a população mantivessem a calma.
Na cidade de Guayaquil, a cerca de 270 quilômetros da capital Quito, as autoridades constataram rachaduras em prédios e casas. O governo também fechou três túneis para não expor a população a novos riscos.
Além desses dois países, também há relatos de seis ocorrências de tremores no norte do Chile. Na Argentina, o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica identificou ainda dois tremores. Ele ocorreram em Mendoza (magnitude 5,0) e em Catamarca (magnitude 3,0).
Na Colômbia quatro tremores foram registrados nas últimas 24 horas. O mais intenso foi na região de Zapatoca, nordeste do país, com magnitude 3.2. As cidades de Los Santos e Cumbal também foram afetadas. Já no México, o epicentro do tremor mais forte (magnitude 4,3) foi identificado a cerca de 150 quilômetros da cidade de San Jose.