Morreu nesta sexta-feira (03/02) o estilista Paco Rabanne. Com 88 anos, Rabanne faleceu na cidade de Portsall, França. A informação foi confirmada pelo conglomerado Puig, proprietária da grife que leva o seu nome.
Paco Rabanne tornou a transgressão magnética. Quem mais poderia induzir as mulheres da moda parisiense a clamar por vestidos feitos de plástico e metal? Quem, senão Paco Rabanne, poderia imaginar uma fragrância chamada Calandre – a palavra significa ‘grelha de automóvel’ – e transformá-la em um ícone da feminilidade moderna?”, disse José Manuel Albesa, presidente da divisão de moda e beleza da Puig.
“Aquele espírito radical e rebelde o diferenciava: há apenas um Rabanne. Com o seu falecimento, recordamos mais uma vez a sua enorme influência na moda contemporânea“, completou.
O espanhol, que ficou mundialmente conhecido por conta do ramo de perfumaria, havia se aposentado das criações das passarelas há quase 20 anos. Ele se consagrou na década de 1960 devido às criações futuristas.
Nascido em 18 de fevereiro de 1934, na cidade basca de Pasaia, era filho de um coronel republicano que morreu na Guerra Civil Espanhola. Ele entrou no mundo da moda com a ajuda da mãe, que trabalhava para Cristobal Balenciaga.