O Jumbo King, maior restaurante flutuante do mundo, teve seu destino final menos de uma semana após deixar as águas da cidade de Hong Kong, onde permaneceu por 46 anos.
De acordo com a companhia, no entanto, a embarcação virou perto das Ilhas Paracel, que ficam entre Hong Kong, Vietnã e Filipinas, no Mar da China Meridional. A Aberdeen Restaurant Enterprises também informou que o Jumbo King encontrou “condições adversas” enquanto navegava na região.
Apenas a tripulação estava no navio, e não houve feridos. “Por causa da profundidade de mais de 1.000 metros no local, é extremamente difícil realizar trabalhos de salvamento da embarcação”, acrescentou a companhia.
Projetado como um palácio imperial chinês, o imponente restaurante foi inaugurado em 1976 em uma embarcação de 76 metros de comprimento e capacidade para acomodar cerca de 2.300 pessoas, por Stanley Ho, magnata que fez fortuna em Macau com casinos e morreu em 2020.
Além dos visitantes ilustres, o Jumbo foi usado como cenário de vários filmes de Hollywood – sua última aparição nas telonas foi em ‘Contágio’, thriller dirigido por Steven Soderbergh sobre um vírus que dizima rapidamente milhões de pessoas em todo o mundo.
O Jumbo, porém, estava há mais de uma década com dificuldades financeiras, que foram agravadas por causa da pandemia de coronavírus – os prejuízos acumulados no período chegaram a quase US$ 13 milhões (R$ 66 milhões).