Duas descobertas recentes têm agitado o universo da Astronomia: a comprovação da existência de um gigante buraco negro no coração da Via Láctea (onde estamos) e uma abertura em uma formação rochosa do planeta Marte que tem o formato de um portal.
Buraco negro é uma grande quantidade de massa concentrada em um pequeno espaço que gera em torno de si um poderoso campo gravitacional que "engole" tudo o que está em sua volta, inclusive a luz. Os cientistas já sabiam que existia um buraco negro em nossa galáxia, a Via Láctea, mas só agora conseguiram um registro dessa existência.
Primeira imagem do buraco negro supermassivo Sagittarius A*, no centro da Via Láctea, revelada pelo Event Horizon Telescope em 12 de maio de 2022. (Foto: Event Horizon Telescope)
Batizado de Sagittarius A*, o buraco negro de nossa galáxia é supermassivo e está a uma distância aproximada de mais de 25 mil anos-luz da Terra, ou seja, relativamente próximo ao nosso planeta. Não é à toa que inspire receio no mundo científico a existência desse monstro devorador no centro da Via Látea.
Já a fotografia tirada pelo rover Curiosity - rover é um veículo de exploração espacial - no dia 7 de maio deste ano, em Marte, revelou uma estranha abertura em uma estrutura rochosa semelhante a uma grande porta, o que levou pessoas a dizer que se trata de um portal alienígena.
Entretanto, cientistas julgam que a abertura tenha origem em um grande terremoto, já que recentemente, no dia 4 de maio, foi registrado um grande abalo sísmico no Planeta Vermelho.
As imagens do gigante devorador de planetas e do portal marciano mexem com a criatividade humana e muito bem sairiam como fontes de inspiração para a elaboração de roteiros de filmes de ficção científica.