O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez nesta 2ª feira (15.nov.2021) o discurso de abertura do Dia Nacional do Brasil na Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com pouco mais de 4 minutos, a fala do mandatário deu ênfase a palavras de agradecimento à acolhida recebida pela comitiva brasileira e de abertura a investimentos estrangeiros.
“É uma honra muito grande ver a uma distância muito longe hastearem a nossa bandeira. O mesmo respeito para com todos vocês. Vocês moram em nossos corações. Vocês nos ajudam e muito na economia brasileira. Essa pluralidade busca soluções, como estivemos irmanados no ano passado no momento crítico da covid”, afirmou Bolsonaro.
No pronunciamento, o presidente também deixou um convite para o primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, visitar o Brasil. Bolsonaro se encontrou 2 vezes com o emir.
Ele classificou a Expo Dubai como “um evento ímpar de nos encontrarmos, de trocarmos informações, de ter acesso a tecnologia de ponta bem como buscar suprir o que falta a cada um de nós”.
Bolsonaro também fez uma menção indireta às críticas que recebe pelo aumento do desmatamento na Amazônia sob o seu governo, mas, ao contrário do que fizera mais cedo nesta 2ª, falou apenas em termos gerais.
“Uma coisa em especial: como eu gostaria que mais pessoas aqui visitassem a nossa Amazônia e tivessem informações concretas do que é a região e o que ela representa para nós e para todo o mundo”, disse.
Mais cedo, o presidente já havia se encontrado com o princípe herdeiro de Abu Dhabi, Sheik Mohammed bin Zaye.