Ontem (18), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) denunciou o STF à Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) pela prisão política do presidente de honorário da sigla, Roberto Jefferson, pelo ministro Alexandre de Moraes.
A denúncia foi protocolada em San José, capital da Costa Rica, país situado no América Central.
O partido lançou nota pública explicando os motivos da decisão de denunciar o STF e seu caráter militante inconstitucional. Segundo Otávio Fakhoury, presidente do PTB, "Emitir opinião não é crime. Estão tentando calar a boca de quem tem pareceres contrários. Isso é censura, é cercear a liberdade. Não permitiremos isso". O vice-presidente da sigla, Flávio Beall, explicou que o fato de levar a denúncia até a Corte da OEA é fazer "com que as leis sejam respeitadas. E, como estamos vendo que a mais alta corte de nosso país não está fazendo isso, viemos para cá com o intuito de que algo seja feito neste sentido".
Uma simples pergunta: Quem é fascista mesmo, ministro Alexandre de Moraes? Quem diz o que pensa ou quem tenta impedir o pensamento e a liberdade de expressão?