A Azul assinou a intenção de compra de 220 unidades da aeronave eVTOL da Lilium, uma fabricante alemã. Movido à eletricidade, o modelo é conhecido como “carro voador” por decolar e pousar na vertical. O investimento é de até US$ 1 bilhão. Em comunicado, o fornecedor informou que planeja trabalhar com a companhia área brasileira “para transformar radicalmente o transporte regional de alta velocidade”. Os novos veículos devem começar a operar em 2025, e o negócio será liderado pelas duas empresas de forma conjunta, em termos que ainda estão em negociação.
“Pode ser o ‘Uber dos céus’”, afirmou John Rodgerson, CEO da Azul, ao jornal Valor Econômico. “Como essa aeronave pode decolar verticalmente, como um helicóptero, podemos usar pequenos aeroportos ou até mesmo os helipontos instalados nas grandes cidades”. O executivo destaca que o “Brasil é um dos maiores mercados do mundo para helicópteros” e que ele acredita que o projeto pode “revolucionar esse segmento e a mobilidade” no país nos próximos anos.
O eVTOL tem autonomia de 240 quilômetros e é capaz de transportar seis passageiros, além do piloto. Sua velocidade limite é de 280 km por hora. A aeronave possui 36 motores que podem ser recarregados em 30 minutos.