A Polícia Nacional da Nicarágua prendeu nesta sexta-feira (16) o padre Danny García, da Diocese de Matagalpa. A prisão do religioso foi reportada pela advogada Martha Patricia Molina, que tem denunciado a perseguição do ditador Daniel Ortega aos padres católicos.
García foi o terceiro padre a ser preso dentro de uma semana naquele país, seguindo assim o ritmo de repressão que Ortega tem imposto à Igreja Católica.
Nos últimos dias, os padres Leonel Balmaceda, também da Diocese de Matagalpa, e Denis Martínez, da Diocese de Estelí, também foram detidos; além da colaboradora da Cúria Episcopal, Carmen Saénz.
O Coletivo de Direitos Humanos Nicarágua Nunca Mais divulgou que a Polícia Nacional tem cercado as igrejas católicas em várias cidades, além de Matagalpa, ações foram registradas em Sébaco, Ciudad Darío, Solingalpa, San Ramón, San Isidro e Montiguás. Muitos religiosos foram presos nesses locais.
Desde dezembro de 2023, o regime de Ortega já prendeu 12 padres, fechou a Radio María e baniu a jornalista da emissora, Nohelia Gonzaléz.