Petistas do entorno de Lula da Silva no Palácio do Planalto estão criando dificuldades para os diplomatas do Itamaraty. É que os aliados de Lula sistematicamente vazam informações do esforço diplomático para repatriar brasileiros de Gaza.
De acordo com a CNN, os diplomatas avaliam que o vazamento de informações e previsões de possíveis aberturas da passagem de Rafah, no Egito tem atrapalhado os trabalhos para repatriar brasileiros de Gaza, que são cerca de 30 pessoas.
Em condição de anonimato, os diplomatas disseram à emissora que se trata de uma negociação internacional da qual Lula da Silva (PT) participa. Mas, também o êxito da operação também depende de esforços do governo dos Estados Unidos, dos países da União Europeia, e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os diplomatas revelaram também que, quando a passagem se abrir, não será apenas para a saída dos brasileiros, mas para a formação de um corredor humanitário, que permita a retirada de estrangeiros e a entrada de ajuda humanitária.
A prioridade do Brasil são os brasileiros, mas a negociação é é complexa e envolve diferentes países, como Estados Unidos, União Europeia, a ONU, além de Egito, Israel e o Hamas. Todos os lados ficam empurrando as responsabilidades, o que muda o cenário o tempo todo.
Além disso, eles disseram que, mesmo os Estados Unidos, com toda a sua a influência sob Israel, têm encontrado dificuldades. Os EUA têm 600 americanos que planejam retirar de Gaza. Ademais, os diplomatas consideram que os vazamentos de informações antes da hora podem até colocar em risco os brasileiros.
Para o Planalto, a culpa da situação são as novas tecnologias, que estimulam esse tipo de divulgação e que isso é algo natural nesse cenário.