Em continuidade às ações de acolhimento a pessoas em situação de rua de Juazeiro do Norte, profissionais da Assistência Social e da Saúde do município se reuniram nessa terça-feira, 3, com o objetivo de elaborar um plano de intervenção em locais ocupados por esta população. O objetivo é oferecer o devido acolhimento e cuidados necessários que prezem pela cidadania dos assistidos.
Após o balanço do mutirão inicial, realizado na Praça da Rodoviária, a reunião deliberou a respeito da conjuntura atual, bem como estabeleceu o planejamento das próximas atividades, através de ações intersetoriais. Atividades de educação popular em saúde e redução de danos nos espaços públicos de maior ocorrência ocupados por esta população, a educação permanente e contínua a profissionais da área sobre a política nacional de atenção integral à pessoas em situação de rua, blitz itinerante, além de rodas de conscientização popular em saúde, com foco nas políticas de promoção da equidade no SUS serão as frentes do trabalho.
O momento ainda pautou a realização do II Fórum Pop Rua, com representação do movimento nacional deste segmento e da Associação Brasileira de Redução de Danos - ABORDA. Encontros com gestores municipais, representantes do Poder Legislativo e da sociedade civil também foram debatidos, visando a criação de um protocolo de intenções ou projeto político pedagógico para fornecer atenção à população em situação de rua gerando, assim, o fortalecimento do Conselho Municipal de políticas sobre drogas.
O próximo mutirão de ações do grupo será no próximo dia 11 de outubro, às 17h30, novamente na Praça da Rodoviária.