A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte recebeu, durante a sessão ordinária desta terça-feira (18), representantes da Associação Pesttalozzi – entidade sem fins lucrativos que presta assistência a pessoas com autismo e a portadores de necessidades especiais.
Na ocasião, a presidente da entidade, Gleudes Sucupira, apresentou o trabalho realizado pela associação em Juazeiro do Norte. Segundo ela, 30 crianças são assistidas pela entidade. Contudo, aproximadamente 160 crianças já passaram pela triagem social e, hoje, estão numa lista de espera.
“No momento trabalhos somente com voluntariado. A nossa proposta hoje foi para que a sociedade conhecesse a Pesttalozzi, buscar parcerias, abrir para novos associados, para famílias que necessitem dessa assistência, e mostrar o nosso trabalho”, afirmou Gleudes Sucupira.
O presidente da Casa, vereador Capitão Vieira Neto (PTB), disponibilizou à entidade os serviços prestados pelo Balcão da Cidadania, como assistência jurídica, social e psicológica. “Nós podemos, de alguma forma, auxiliar com assistente social, na questão dos benefícios, com psicólogo, como também na questão jurídica”, afirmou.
Autor do convite, o vereador Márcio Joias (UB) protocolou um projeto de lei que reconhece de utilidade pública a Associação Pesttalozzi. A medida permitirá a captação de investimentos e de incentivos destinados a entidades sem fins lucrativos. “Já dei entrada hoje no projeto de utilidade pública, onde eles já têm a isenção do alvará”, afirmou o vereador.
Presidente solicita audiência para discutir enfrentamento à violência nas escolas
Durante a sessão desta terça (18), o presidente Capitão Vieira Neto (PTB) solicitou, por meio de requerimento verbal direcionado ao prefeito Glêdson Bezerra e ao procurador-geral do Município, o agendamento de uma audiência pública para discutir a política de segurança nas escolas da rede pública municipal de ensino.
O presidente destacou a importância da participação dos vereadores, secretários municipais e forças de segurança pública nessa discussão. A audiência, segundo o parlamentar, torna-se urgente após os recentes episódios de violência em escolas no Ceará e no Brasil.
“Que agende uma data o mais rápido possível para que a gente possa discutir de forma institucional qual a política de segurança a ser desenvolvida nas escolas públicas do município e qual a participação da Câmara nessa discussão”, disse o presidente.
Ordem do Dia
Na Ordem do Dia, uma matéria foi colocada em votação. Trata-se do Projeto de Lei nº 218/2023, que reconhece como de utilidade pública a Federação das Associações e Lideranças Comunitárias Unidas de Juazeiro do Norte. A proposição, aprovada por unanimidade, é de autoria do vereador William Bazilio – Bilinha (PMN).